top of page

Em junho de 2022 cumprem-se quatro séculos da ereção canónica da Sagrada
Congregação De Propaganda Fide, instituída pela bula Inscrutabili Divinae do Papa
Gregório XV.

Com a criação deste dicastério, a última das Congregações Romanas
estabelecida antes do séc. XX, observa-se a instituição formal de uma política pontifícia para as missões.


A relevância histórica da Propaganda Fide, que hoje opera sob a designação de Congregação para a Evangelização dos Povos, é fundamental para a compreensão dos processos de expansão global do catolicismo a partir do séc. XVII, e encerra em si a memória de um grande número de agentes missionários que atuaram nos cinco continentes ao longo dos últimos quatro séculos, mas também a memória dos territórios e comunidades em que desenvolveram a sua atividade missionária.


O Congresso Internacional “Dilatando a Fé contra o Império? Portugal, a Propaganda Fide e a Missionação Católica” propõe-se ser um espaço privilegiado para a análise histórica e para o debate em torno desta instituição, salientando a sua importância enquanto produtora de memória documental que espelha os projetos e intervenções nas civilizações materiais dos mundos ocidental e oriental.


No caleidoscópio da sua longa duração, pode-se descortinar (na memória
conservada por esta Congregação) a diversidade global. A reflexão proposta pelo Congresso, na conjuntura atual, pretende ainda favorecer o repensar das organizações locais e globais e os seus desafios históricos e éticos na contemporaneidade.

Apresentação: Texto
bottom of page